Plantas para o seu escritório: Como e quais escolher
Adicionar uma planta a um espaço é sempre uma escolha acertada - para além de ornamentarem o local, tornam um ambiente mais acolhedor e cheio de vida.
Colocar uma planta no escritório torna-se ainda mais necessário quando pensamos nos benefícios para a sua produtividade ou da sua equipa. O contacto com elementos naturais no dia-a-dia potencia o bem-estar, estimula a satisfação nas atividades que realizamos e aumenta o foco.
Escolha das espécies
Na hora de escolher quais as plantas que pode acrescentar na sua empresa existem vários fatores que deverá ter em consideração.
1. Incidência de Luz
Uma das condições mais relevantes a ter em conta é a entrada de luz no ambiente onde planeia dispor as suas plantas.
Dependendo da quantidade de luz em cada espaço, o leque de escolha de espécies vai variar.
Se por um lado existem flores e herbáceas que se dão com pouca ou média claridade, existem também outras que requerem uma exposição solar maior.
No geral, devido à baixa luminosidade nos escritórios, indica-se a seleção de espécies habituadas a pouca/média luz, devendo contudo ser sempre posicionadas o mais próximo de janelas ou outras entradas de sol possíveis.
2. Área Disponível
O espaço que tem à sua disposição para alocar à colocação de plantas pode ser também um critério decisivo.
Plantas maiores naturalmente são mais adequadas para espaços mais amplos, enquanto espécies de tamanho mais reduzido, como suculentas ou outras de pequeno porte, são excelentes para espaços de dimensão restrita.
3. Necessidades de Água
Considere a sua disponibilidade ou da sua equipa para efetuar a rega. Determinadas plantas vão requerer ser regadas frequentemente.
Se julga não ter tempo regularmente para esta tarefa, restrinja a sua procura a espécies que aguentam maiores períodos de seca.
4. Cuidados periódicos
Alheio à questão da água ou humidade, a manutenção geral pode igualmente ser mais ou menos frequente.
Seguindo o princípio mencionado no ponto anterior, avalie a periodicidade com que pode dedicar alguma atenção às suas plantas - será determinante nas opções possíveis.
5. Estilo/Gosto pessoal
O último ponto a considerar será, obviamente, o visual da planta.
Pense em cores, texturas e até cheiros que gostaria de sentir no seu espaço. Compare com o estilo de decoração que tem atualmente - quais das espécies se enquadram mais?
Opte sempre por plantas que complementam a estética já existente no seu ambiente de trabalho.
Sugestões de Plantas
Reunidas todas as informações fundamentais na limitação do conjunto de espécies que poderá, especialmente, colocar no seu escritório, chegou a hora de determinar quais comprar. Deixamos-lhe algumas sugestões das espécies mais comummente usadas em escritórios:
1. Lírio da Paz
De folhagem exuberante e com flores brancas, esta é uma planta altamente indicada para a área da receção/entrada da empresa.
Apesar de serem de baixa manutenção, requerem uma rega frequente (1 a 2 vezes por semana), assim como uma boa exposição solar, pelo que áreas de receção (tipicamente mais iluminadas) são ideais para que não se esqueça de a regar.
2. Antúrio
Para quem aprecia cor, o Antúrio é a decisão certa. Rústica, mas bastante viva é excelente para alocar a pontos que precisam de um ponto de cor.
As suas necessidades de cuidados são altamente reduzidas. Não dispensa, contudo, uma rega ou alguma borrifadela de água cerca de duas vezes por semana.
As suas folhas brilhantes e as suas flores vibrantes serão um sucesso garantido como fonte de criatividade e energia.
3. Árvore da Felicidade
Caracterizada por ser uma planta de meia-sombra, com médias necessidades de exposição solar, esta árvore é muitas vezes eleita para complementar espaços com secretárias pelo seu contraste em altura.
Esta espécie pode ser cultivada dentro de vasos de fibra de vidro ou floreiras.
Tenha em atenção, porém, que esta pode crescer até aos 5 metros de altura. Não a posicione em estaços de teto baixo ou sob elementos de mobiliário ou decoração.
4. Espada de São Jorge
Provavelmente já ouviu falar desta espécie ou já viu espaços decorados com a mesma. Sendo bastante popular e atual, esta planta conhecida pelo seu visual singular purifica o ar e produz muito oxigênio.
A Espada de São Jorge prefere ainda ambientes mais escuros e com pouca incidência solar, precisando de pouca água para sobreviver.
5. Jiboia
De nome científico Epipremnum Pinnatum, esta espécie mais commumente conhecida como “Jiboia” vive bem em locais com pouca luz natural.
Soltando pouca folha ao longo dos seus ciclos de vida, são ideais para manter um ambiente de trabalho limpo e mais verde.
As suas folhas em forma de coração trazem o toque de verde e beleza certo para fazer crescer a sua empresa com determinação.
Conclusão
Escolher o elemento mais certo para o seu escritório pode não ser tarefa fácil. Existem vários fatores que devem ser considerados de forma a garantir que para além de ter o espaço mais ornamentado, as plantas estão também a ser tratadas de forma adequada.
Se gostava de dar um toque natural à sua empresa, mas não sabe por onde começar, entre em contacto connosco.
Aliamos a nossa expertise botânica com as potencialidades do seu espaço e proporcionamos a melhor seleção de espécies para tornar o seu ambiente de trabalho mais fresco, vibrante e produtivo.